PROJETO
Disciplinas: História, Artes e Geografia
Professores:
- Valdemir Luis dos Santos Hoffmann
- Mara Luzia Koerich Vieira
- Edu Nunes dos Santos
Atento às propostas que vêm sendo adotadas pelo sistema educacional do país, as quais demandam novas práticas pedagógicas, e comprometido com a educação inclusiva, a Escola de Educação Básica Martinho de Haro, inspirou-se na elaboração do Projeto Interdisciplinar – ‘Conhecendo minha cidade: A origem de São Joaquim” com o objetivo de incorporar ao currículo escolar conteúdos relativos à história local, à história brasileira e à diversidade cultural no Estado de Santa Catarina.
A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura não se restringe à localidade joaquinense apenas. Pelo contrário, diz respeito a toda a região serrana catarinense, pois esta, sendo um território de fronteira, tem papel relevante na expansão e crescimento do mapa brasileiro ainda na época que estávamos relegados a Coroa Portuguesa. Hoje, sendo um país independente e republicano cabe educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
Assim, ao longo deste ano letivo, vivenciaremos atividades que abordem a cultura e a história local e sua devida ligação com o restante da História do Brasil nas diversas disciplinas tornando mais conhecido entre os adolescentes o papel da colonização Vicentista, através dos bandeirantes que aqui chegaram no século XVIII, africana, com a presença de escravos que aqui viveram até o século XIX e marcam sua identidade ainda hoje na região e por fim a vinda de imigrantes europeus e asiáticos que também contribuem para o desenvolvimento dessa terra na formação de nossa identidade no âmbito nacional e principalmente, no nosso caso especifico; o serrano catarinense.
Justificativa:
A história de uma cidade pode ser contada por meio das imagens que ela transmite e por meio da ocupação de seus espaços geográficos, de suas obras de arte, de seus problemas e da história da própria população.
Diante das dificuldades encontradas no âmbito escolar do aluno não saber distinguir os espaço nos quais se subdivide sua localização no espaço, decidimos desenvolver um trabalho onde o aluno conhecerá sua cidade como espaço de vivência e socialização.
Este projeto, trás uma proposta de trabalho em que os professores garantam a interação entre os espaços da cidade e as referências históricas no espaço escolar, enfocando o conhecer o seu próprio local de vivência para a partir daí ampliar o seu conhecimento de mundo.
Os professores terão o papel de mediador que é essencial para que os alunos aprendam a interagir com a cidade, a partir do conhecimento, de forma a estabelecer diálogos capazes de construir significados, juízos de valor e apreciações.
A leitura sensível, atenta e sistemática constitui, por sua vez, rico alimento para o crescimento pessoal, condição que amplia as possibilidades para que o aluno produza o saber e conheça sua cidade e consequentemente sua história e cultura.
O referido projeto se desenvolverá de leitura das imagens, visita a monumentos e espaços culturais, além de entrevista com moradores antigos, que são de fundamental importância para que os alunos possam aprender aspectos da história da cidade de São Joaquim e sua devida concatenação com a História brasileira.
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos de que "Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, o rico ou pobre, morador da cidade ou do campo traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena, do negro, do imigrante..." (Giberto Freire) Este Projeto será colocado em prática no intuito de fazer os alunos se reconhecerem como parte integrante do processo de construção da História e da cultura que ocorreu durante a povoação do Brasil e mais especificamente do Estado de Santa Catarina, cidade de São Joaquim.
Objetivos Específicos
- Compreender as diferenças étnicas existente na sociedade.
- Levar os alunos a perceberem suas “origens”.
- Conhecer elementos da cultura presente nos costumes e falares da vida cotidiana brasileira.
- Trazer à tona discussões e reflexões, por meio de rodas de conversas, provocando assim, um posicionamento mais crítico frente à realidade social que vivemos.
- Levar os educandos a se perceberam como agentes de sua História.
Problematização:
• Para que conhecer a história da cidade de São Joaquim?
• O que já sabemos sobre a história do município de São Joaquim?
• O que queremos saber sobre o município de São Joaquim?
0 comentários:
Postar um comentário