terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ESTUDO DA CIRCUNFERÊNCIA – 8º ANOS

Baseado na história das maiores invenções da humanidade, viajando para o século passado, tomou por alicerce a evolução da roda, raio, aros, diâmetro. A mecânica das filmagens de “Tempos modernos, em 1936, onde mostra Charlie Chaplin, no papel de Carlitos, lubrificando uma máquina”. Noção das engrenagens, velocidade e agilidade, bem como sua utilidade para a vida do homem. Com o objetivo de estudar as variadas formas de circunferências e a necessidade de conhecer o número PI para tais cálculos.
Os alunos trouxeram de casa três tampas circulares de tamanhos diferentes, fita métrica ou trena e uma medida de barbante ou linha, em sala de aula foi medida  a circunferência das tampas e dividido pelo seu diâmetro tendo como aproximação o valor de PI 3,1415..., fundamentado em conjunto dos alunos seu valor e seu uso nos cálculos do comprimento e área das circunferências.
Neste trabalho, integramos a história, arte, ciências e matemática, conseguindo assim correlacionar as diferentes áreas como pede a proposta curricular.







0 comentários:

Postar um comentário