As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começam nesta segunda-feira (12) e vão até o dia 23 de maio. Sua função principal continua sendo a de servir de acesso às universidades federais de ensino superior, porém, ao longo das edições o exame acumulou outros objetivos. Clique aqui para saber mais!
CONFIRA O EDITAL DO ENEM 2014
Inscrições para o Enem 2014 serão abertas nesta segunda-feira, diz MEC. Link para realizar a inscrição: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
O Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Prouni, bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior pago por meio do Fies.
Além de estudantes prestes a ingressar na graduação, ou que já estão no ensino superior, o Enem ainda serve para que adultos que não completaram o ensino básico na idade certa possam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Confira todas as funções do Enem:
Seleção para universidades
SISU - Sistema de Seleção Unificada
Foto: Site do SISU
Inscrições no site do Prouni foram abertas nesta quinta-feira (28)
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Foto: Site Prouni
Financiamento estudantil (Fies)
Foto: Site Fies
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e queriam solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. Não há nota mínima obrigatória. Estão isentos desta exigência os professores da rede pública de ensino. Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Em agosto deste ano, o governo afirmou haver assinado o milionésimo contrato do Fies.
Ciência sem Fronteiras
Certificação do ensino médio
Sobre as provas
Como é prova do ENEM
A inscrição no Enem 2014 deverá ser confirmada por meio do pagamento do boleto até o dia 28 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 35. A isenção da taxa vale para todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.
Segundo o MEC, este ano o edital foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o site do Enem terá uma versão do edital incorporada a um sistema de computação acessível a cegos, chamado Dosvox.
Este ano, a expectativa do governo é de que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam para o exame.
Fonte: http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/05/saiba-quais-funcoes-do-enem-inscricoes-comecam-segunda.html
0 comentários:
Postar um comentário