Paginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cronograma dos Jogos InterSalas 2014

Segue logo abaixo o cronograma dos Jogos InterSalas de 2014 da E.E.B. Martinho de Haro.
















Jogos InterSalas 2014

Vem ai os jogos InterSalas de 2014 da E.E.B. Martinho de Haro. Nos dias 8,9,10 e 11 de outubro acontecerá a edição de 2014 dos Jogos InterSalas da escola, onde serão disputados as seguintes modalidades: Futsal, Voleibol, Xadrez e Tênis de mesa entre os 6º,7º,8º anos. Haverá também o desafio dos 5º anos os quais também disputaram as modalidades citadas. Sendo assim à escola deseja boa sorte a todos os atletas e que o espirito esportivo, o respeito, a união e acima de tudo a EDUCAÇÃO prevaleça no evento.  

Que os jogos comecem!









Atividade de interpretação de texto - 8º ano

O menino e o arco-íris




Era uma vez um menino curioso e entediado. Começou assustando-se com as cadeiras, as mesas e os demais objetos domésticos. Apalpava-os, mordia-os e jogava-os no chão: esperava certamente uma resposta que os objetos não lhe davam. Descobriu alguns objetos mais interessantes que os sapatos: os copos – estes, quando atirados ao chão, quebravam-se. Já era alguma coisa, pelo menos não permaneciam os mesmos depois da ação. Mas logo o menino (que era profundamente entediado) cansou-se dos copos: no fim de tudo era vidro e só vidro.

Mais tarde pôde passar para o quintal e descobriu as galinhas e as plantas. Já eram mais interessantes, sobretudo as galinhas, que falavam uma língua incompreensível e bicavam a terra. Conheceu o peru, a galinha-d´Angola e o pavão. Mas logo se acostumou a todos eles, e continuou entediado como sempre.

Não pensava, não indagava com palavras, mas explorava sem cessar a realidade.
Quando pôde sair à rua, teve novas esperanças: um dia escapou e percorreu o maior espaço possível, ruas, praças, largos onde meninos jogavam futebol, viu igrejas, automóveis e um trator que modificava um terreno. Perdeu-se. Fugiu outra vez para ver o trator trabalhando. Mas eis que o trabalho do trator deu na banalidade: canteiros para flores convencionais, um coreto etc. E o menino cansou-se da rua, voltou para o seu quintal.

O tédio levou o menino aos jogos de azar, aos banhos de mar e às viagens para a outra margem do rio. A margem de lá era igual à de cá. O menino cresceu e, no amor como no cinema, não encontrou o que procurava. Um dia, passando por um córrego, viu que as águas eram coloridas. Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!

Desde então, todos os dias dava um jeito de ir ver as cores do córrego. Mas quando alguém lhe disse que o colorido das águas provinha de uma lavanderia próxima, começou a gritar que não, que as águas vinham do arco-íris. Foi recolhido ao manicômio.
E daí?

(GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris. São Paulo: Ática, 2001. p. 5)


Após ler atentamente o texto,

1.Identifique
Título:
Autor:
Obra da qual faz parte:

2.“Mas logo se acostumou a todos eles”.O termo em destaque refere-se no texto a

(A) animais no quintal.                          (B) cadeiras e mesas.
(C) sapatos e copos.                               (D) jogos de azar.

3. Pode-se concluir que o tema do texto é

(A) a curiosidade.                                (B) a insatisfação.      
(C) a natureza.                                     (D) a saudade.

4. De acordo com o texto, o menino procurava, desde criança, por

(A) alguma coisa surpreendente.            (B) galinhas e plantas interessantes.
(C) um arco-íris.                                     (D) banhos de mar.

5. “E daí?” A frase final do texto demonstra que a opinião do narrador sobre o destino do menino é de

(A) pena e desespero.                                 (B) simpatia e aprovação.
(C) indiferença e conformismo.                 (D) esperança e simpatia.

6. “Desceu pela margem, examinou: eram coloridas!”
No trecho, os sinais de pontuação empregados assinalam

(A) o tédio do menino.                                (B) a surpresa do menino.
(C) a dúvida do narrador.                            (D) o comentário do narrador.

7. Esse texto é:
(A) uma crônica      (B) uma notícia  (C)  informativo       (D) fábula

8. Como você descreveria o menino?

9. Por que o menino sempre abandonava as coisas que encontrava?

10. Comente sobre o desfecho do texto, dando sua opinião.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Relatório de utilização das TICs da escola 1º e 2º Bimestres

Segue os gráficos com os resultados de utilização das tecnologias no 1º e 2º bimestres de 2014.









segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fotos do desfile de 7 de setembro 2014

Segue algumas imagens do desfile de 7 de setembro 2014 da E.E.B. Martinho de Haro, registradas pela lente do professor Edu Santos.






 



 



 


 







quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Reunião Pedagógica 10/09/2014

Aconteceu nesta manhã de quarta-feira dia 10/09/2014 a reunião pedagógica bimestral da escola, para ver mais detalhes sobre as pautas abordadas acompanhe a apresentação disponível logo abaixo.









Solenidade de posse da direção da E.E.B. Martinho de Haro

Aconteceu no dia 04/09/2014 (quinta-feira), às 16h00min, nas dependências da E.E.B. Martinho de Haro em São Joaquim/SC. A Solenidade de posse do diretor Murilo Fontanella Vieira de modo oficial. Esta aconteceu em virtude da aprovação do plano de gestão educacional pela SED - Secretária da Educação do Estado, onde os diretores empossados apresentaram seu plano de gestão tendo como meta primeira instrumentalizar os alunos para atuarem como cidadães. Além disso esta nova proposta de governo retira os anseios políticos abrindo possibilidades de eleição direta pela comunidade escolar o que contribui para exercício real da democracia.