Hoje está de aniversário nosso o ilustre cidadão joaquinense Martinho de Haro o qual nossa escola carrega a honra de receber seu nome. A professora Mara que leciona a disciplina de Artes na instuição organizou uma singela homenagem para que esta data não ficasse sem ser lembrada ela então organizou uma apresentação sobre a história e alguns trabalhos do artista bem como a confecção de desenhos dos alunos os quais foram apresentados em um mural. Saiba um pouco mais da história e de suas obras clicando aqui.
Durante esse mês de novembro no período entre 03 a 17 está acontecendo na escola a Gincana do Conhecimento Martinho de Haro envolvendo alunos de 6º ao 8º ano com tarefas das diversas disciplinas.
A tarefa número três realizada na semana passada consistia na realização de uma entrevista com algum professores, onde o qual contasse um pouco sobre sua história docente. Aí vão as colocações e os resultados da entrevista.
1º lugar – Equipe Os mercenário (Azul)
2º lugar – Os Legendário (Branca)
3º lugar – The Winners (Verde)
4º lugar – Detonação (Amarela)
5º lugar – Invasão (Vermelha)
Aconteceu nesta última sexta-feira 28/10 a festa em comemoração ao Dia das Bruxas da E.E.B Martinho de Haro. Confira algumas imagens a seguir:
Saiba mais um pouco sobre o Halloween, aproveito para dizer que é muito interessante e oportuna a leitura do texto abaixo:
O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas. Sua celebração acontece no dia 31 de outubro. Acredita-se que na passagem dessa noite as almas saem de seus túmulos e partem pelas ruas amedrontando todos aqueles que estão por perto.
O dia das bruxas se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que celebra as coisas boas da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos. Apesar de sua pequena influência, pode ser vista em escolas, clubes, casas noturnas e shoppings de várias cidades, mas como dito anteriormente, não adquire força expressiva, já que nem o folclore local é efetivamente comemorado.
Muitos nacionalistas dão créditos à influência do imperialismo cultural americano a vinda do halloween, assim, alguns brasileiros, localizados em São Luiz do Paraitinga, cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween. A maioria das manifestações critica a posição dos brasileiros em importar a cultura americana, já que o país tem grande diversidade folclórica que não é aproveitada e comemorada.
Apesar de todo o esforço da imprensa em destacar essa festividade norte-americana, os brasileiros não costumam festejar a data. É uma festa celebrada por poucos. No Rio de Janeiro as manifestações são caracterizadas por placas espalhadas pela cidade opondo tal prática e ainda em pedido ao retorno das considerações brasileiras, isto é, dar valor e importância às crenças nascidas no país, deixando manifestar o patriotismo dentro de nossa cultura.